sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

mód 4 - Atividade 6c - plano de aula reelaborado

Aluna:Fabiana Ribeiro
Turma 2 - Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 6.C – Plano de Aula Reelaborado.


Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
· Usar os recursos do HQ para produzir textos em inglês

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:

-Tipologia textual-HQ
-Língua inglesa-tradução

Tecnologias utilizadas:
Sala de informática;
Internet
Paint /word/Software HQ
Estratégias e Recursos da aula:
Etapa 1- Trabalho em sala- Tipologia textual e conteúdo da língua inglesa durante o ano letivo de 2009.
Etapa 2 –Produção na STE
Utilizando dos recursos do HQ produziram a história com o tema referente ao conteúdo de química usando diálogos todos na língua inglesa
Etapa 3 – Divulgação dos trabalhos
Será escolhida pela professora e alunos de cada sala qual a história em quadrinhos será divulgada no jornal e no blog da escola.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação e realização da atividade proposta, com nota somativa bimestral.

mód4- Ativ 7- conceito de curriculo

Aluna: Fabiana Ribeiro
Turma 2 - Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia


Atividade 7 -Conceito de Currículo e o processo de integração de tics ao currículo

Uma das maiores preocupações dos educadores segundo Costa é “... a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia” ao mesmo tempo em que se usa essa tecnologia no dia a dia, ainda não se sabe como usar essa tecnologia integrando os conteúdos que é o que chamamos de currículo. Ainda tem-se dúvida de como utilizar a tecnologia e em que momentos e que essa mesma tecnologia não é uma aula a parte e sim faz parte do desenvolvimento de aulas, projetos, etc... O que precisamos direcionar então é o fazer pedagógico utilizando as tecnologias disponíveis em cada contexto escolar.
Precisamos então organizar e esse é um trabalho de construção entre professor, coordenação, direção de uma diretriz orientando cada um de como usar e em que momentos de acordo com o conteúdo trabalhado em sala. As vezes se fazem necessário oficinas, momentos de partilhar partindo sempre do que os professores sabem de tecnologia e o tipo de público (aluno) que vai trabalhar.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

grupo A= Pensando sobre as possiveis mudanças - UNIDADE IV( FÓRUM )

Cursista: Fabiana de Siqueira Ribeiro

Tutora : Vanja - turma:2

grupo A= Pensando sobre as possiveis mudanças - UNIDADE IV



OLá pessoal do grupo A, com relação as mudanças na forma de aprendizagem coloco a minha opinião:

- Com relação ao primeiro argumento, o computador com a internet fez uma grande revolução na forma de aprendizagem em sala de aula, pois proporcionou tanto ao aluno quanto ao professor formas diferentes e mais interessantes de adiquirir conhecimento e melhorar assim a aprendizagem em sala de aula, de certa forma quem mais acabou ganhando com a implantação da informatica nas aulas foi o professor em primeira plano, pois a partir dele que é possivel elaborar aulas mais informativas ao alunos possibilitando a maior aquisição de conhecimento com os alunos.

- A integração de projetos na sala de informatica faz com que as aulas fiquem mais dimânicas e integradas com outras disciplinas, possibilitando a interdisciplinalidade com os professores, dando a oportunidade de um mesmo projeto abordar mais disciplinas facilitando a aprendizagem de diversos conteúdos pelos os alunos isso ajuda tanto o professor quanto o aluno.

- Os resultados pedagógicoa ao meu ponto de vista ,são referentes ao aluno poder visualizar uma maior contextualização de um determinado conteúdo com diversos assuntos abordados nas aulas de projetos feito na sala de técnologia, visando assim um curricula mais integrado com os assuntos do cotidiano ou abordados em uma reportage ou entrevista

UNID3_ATIV3_8_produto hipermídia




Ativ. 3.9- Produto hipermidia

Cursita: Fabiana de Siqueira Ribeiro
Tutora: Vanja
Turma : 2
Unidade: Ativ. 3.9- Produto hipermidia
Campo Grande – MS , 23/11/09



Estrutura curricular:
Modalidade de Ensino: Ensino médio ( 1º, 2º e 3ºano)
Componente Curricular: Química
Tema: Reciclagem – uma forma de sobrevivência

Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com essa aula: O aluno deverá aprender a conscientização e importância a reciclagem, que atualmente é um problema sério a produção de lixo no país, onde é de responsabilidade de todos nós gerar o mínimo possível de lixo papa uma melhor convivência de todos seres humanos num mesmo ambiente, esta abordagem pode ser dada por diversas disciplinas como química, biologia e artes, demonstrando a urilidade dos produtos recicláveis.

Duração das atividades: 03 (quatro) aulas, na sala de tecnologia e diversa em sala de aula.

Estratégias e recursos da aula:

 Iniciar o conteúdo:
Discutir com os alunos os diversos problemas do lixo causada na sua cidade e como fazer para melhorar.

 Problematização:
Levar os alunos a questionarem se em casa é possível com seus familiares comesarem a fazer uma coleta seletiva com o lixo produzido em suas residÊncias.


 Instrumentalização:
Uso da apresentação de slides para apresentar a aula para os alunos.
Realizar as atividades com os alunos. A apresentação de slides continha recursos já conhecidos, pois já tinha desenvolvido esse tipo de atividade na graduação nas disciplinas de didática, onde é de grande ajuda na produção das aulas na sala de tecnologia.

 Avaliação:
Será feita através das realizações das atividades propostas em sala de aula e a realização em suas casas com a participação de toda a família.

ATIV3_7_EXECUÇÃO DE ATIVIDADE PLANEJADA

Cursitas: Fabiana de Siqueira Ribeiro
Tutora: Vanja
Turma: Turma: 02
Unidade: Unidade III - Atividade - 3.7
Execução da atividade planejada


Primeira etapa:

Iniciei a atividade trazendo a proposta de realizar experimentos simples em sala de aula, como auxilio no entendimento do conteúdo, Após a introdução de quais experimentos: filtro de água caseiro e o efeito da pressão atmosférica, sendo estes realizados em sala de aula, Solicitei que os alunos trouxessem os materiais para as atividades, que seria na próxima aula, todos adoraram, trabalhei com alunos do 1º ano do ensino médio .

Desenvolvimento
Na outra aula, com os materiais em mão, pedi o auxilio de alguns alunos para realizar a atividade, Para o filtro: garrafa pet, água suja, carvão,areia fina, areia média, areia grossa, pano ou algodão; no outro: copo, água e uma tampa de vasilha, o desenvolvimento da atividade em sala de aula foi tranqüilo, a proposta da atividades foi alcançada, onde trabalhei a questão da pressão atmosférica e o processo de filtragem, Para o termino da atividade utilizei uma aula na sala de informática para os alunos pesquisarem sobre outros experimentos que utilizem materiais alternativos, após a pesquisa seria realizada uma troca de experimentos onde eles teriam que apresentar para turma os experimentos pesquisados e fazer uma breve explicação para os colegas,

3.6 - Planejando uma atividade com mídias digitais -ATIV3_6

Cursitas: Fabiana de Siqueira Ribeiro
Tutora: Vanja
Turma : 2
Unidade: III Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Campo grande, 21 de Novembro de 2009
3.6 - Planejando uma atividade com mídias digitais (Biblioteca – material do aluno).





Disciplina: Química, biologia e artes.

Tema da aula: vitaminas e suas propriedades no organismo.

Público alvo: Aluno 3ºano do ensino médio.

Duração da aula: 6 aulas.


Estratégias e recursos da aula: As estratégias utilizadas serão:
- introdução do tema em sala onde cada professora ira orientar os alunos abordando seu conteúdo na disciplina.
- Pesquisa na internet, onde uma das aulas envolve a pesquisa dos alunos sobre a importância de algumas vitaminas, por exemplo, vitamina A, B C e D, sua carência quais os problemas acarretados ao organismo.
- buscar vídeos sobre o tema e interagir com a turma, mostrando a fórmula estrutural de cada de vitamina dando uma abordagem na sua função no corpo humano.
- na aula de artes, seria trabalhado um mosaico com EVA das frutas referentes às vitaminas presentes, onde cada grupo de alunos teria a responsabilidade de construir um mosaico da fruta para posterior exposição em sala de aula pra toda classe.
- apresentação de vídeo, em datashow.

Metodologia:
- A atividade é iniciada em uma aula, fazendo um círculo na sala com os alunos, e iniciar uma abordagem sobre conceito de vitamina e relatando sua importância ao corpo, fazendo uma diferenciação entre carboidrato e proteína, após esta breve abordagem seria conversado com os alunos perguntando aos mesmo quais as fontes de vitaminas de conhecimento deles e quais vitaminas que eles achavam que poderia ser encontrada naquele alimento.
- Após conhecer a opinião da turma sobre o tema, os alunos irão se dividir em grupo para escolha de qual vitamina seria o trabalho dos grupos. Nesta etapa a sala de aula foi deidade quatro grupos, onde cada um ficou responsável por uma vitamina ( A, B C e D) - em seguida em outra aula na sala de tecnologia seria a busca por informações na Internet sobre o assunto discutindo e fazendo anotações com o grupo.
- Em uma terceira aula, os alunos irão assistir em datashow o vídeo referente a reportagens de médicos com relação da importância das vitaminas para o organismo, onde os alunos tirariam suas duvidas com relação à quantidade indicada de cada vitamina para um bom funcionamento do organismo.
- Na aula de artes será trabalhado com mosaico, construindo a imagem das frutas em EVA, para posterior exposição.
- Em uma última aula seria feita uma apresentação na sala de projeção da escola, para apresentação dos grupos e exposição dos trabalhos.