Fabiana de Siqueira Ribeiro
tutora Vanja - turma02
Ativ7 - conceito de currículo - comentário
Temos que entender que a tecnologia é uma ferramenta que deve ser utilizada em qualquer disciplina para uma melhor interação do aluno com o conhecimento, e isto deve fazer parte do currículo da escola e do professor ajudando ambos a ter um crescimento no conhecimento.
Fabiana de Siqueria Ribeiro
tutora Vanja turma 02
Observei dentre as várias opniões dos meus coleghas de curso que cada um analisa de forma intessante o conceito de currículo, pois temos a abordagem diferenciada para cada situação, mas todos analisam como uma forma de crescer no conhecimento abrindo os horizontes para novas abordagens de aprendiazagem.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
Atividade 6A - “Relato de projetos de trabalho”
Fabiana Ribeiro
Tutora:Vanja
Bem a primeira parte do trabalho foi escolher o assunto a ser trabalhado na tiras em quadrinhos, o conteúdo trabalhado com eles refere- se a reaçõe química, este é um programa que a professora de inglês tinha dai fiz uma trabalho em conjunto com ela na aula de técnologia. Os alunos a princípio não gostaram muito por estar em inglês, mas como o conteúdo que estava sendo apresendado no quadrinho já era de conhecimento deles, ficava mais fácil a tradução e compreençaõ do que estava sendo pedido. Alguns faltaram no dia de apresentação mas na maioria gostou.
Tutora:Vanja
Bem a primeira parte do trabalho foi escolher o assunto a ser trabalhado na tiras em quadrinhos, o conteúdo trabalhado com eles refere- se a reaçõe química, este é um programa que a professora de inglês tinha dai fiz uma trabalho em conjunto com ela na aula de técnologia. Os alunos a princípio não gostaram muito por estar em inglês, mas como o conteúdo que estava sendo apresendado no quadrinho já era de conhecimento deles, ficava mais fácil a tradução e compreençaõ do que estava sendo pedido. Alguns faltaram no dia de apresentação mas na maioria gostou.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Atividade 4.3- Socializando experiência com projetos
Aluna:Fabiana de siqueira Ribeiro
Turma 02 – Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 4.3 Socializando experiência com projetos
Dados do projeto
Projeto: Jornal - Integrauzão
Escola: Estadual Amélio de Carvalho Baís
Série: 2º ano A do ensino médio
Como os alunos do 2º ano do médio foi elaborado o projeto da construção de um jornal interno, para os alunos da escola, onde no interior do jornal haveria conteúdo referente a diversas áreas do conhecimento, envolvendo assim todas as disciplinas do currículo escolar, fazendo um interdisciplinaridade entre os professores , tendo espaço ainda para cultura, lazer o fofocas.
O projeto teve como maior área para o seu desenvolvimento a disciplina de redação e português onde era trabalhado na sala de informática, fazendo as pesquisas dos conteúdos informações trazidas pelos outro professores.
A primeira edição do jornal ocorreu na feira cultural na escola. Com distribuição para todos o visitantes, houve grande empenho dos alunos para a realização do projeto que deverá ser implantado para o ano seguinte na escola.
Turma 02 – Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 4.3 Socializando experiência com projetos
Dados do projeto
Projeto: Jornal - Integrauzão
Escola: Estadual Amélio de Carvalho Baís
Série: 2º ano A do ensino médio
Como os alunos do 2º ano do médio foi elaborado o projeto da construção de um jornal interno, para os alunos da escola, onde no interior do jornal haveria conteúdo referente a diversas áreas do conhecimento, envolvendo assim todas as disciplinas do currículo escolar, fazendo um interdisciplinaridade entre os professores , tendo espaço ainda para cultura, lazer o fofocas.
O projeto teve como maior área para o seu desenvolvimento a disciplina de redação e português onde era trabalhado na sala de informática, fazendo as pesquisas dos conteúdos informações trazidas pelos outro professores.
A primeira edição do jornal ocorreu na feira cultural na escola. Com distribuição para todos o visitantes, houve grande empenho dos alunos para a realização do projeto que deverá ser implantado para o ano seguinte na escola.
Atividade 4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Cursitas: Fabiana Ribeiro
Tutora: Vanja Marina Prates Abreu
Turma: turma 2
Unidade: UNIDADE IV – Currículo, projetos e tecnologia
Campo Grande, 11 de dezembro de 2009
Atividade 4.4 B: tema Unidade-4, sub-tema:Ativ_4 Síntese Integra TIC"- Biblioteca,material do aluno
Atividade 4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Síntese
Diversas mudanças no modo de passar o conhecimento em sala de aula , que não se esgotam na exposição de conteúdos seguidas de atividades escritas simplesmente. Os alunos ganharam mais independência, ao mesmo tempo em que tiveram que discutir e resolver problemas e algumas vezes usar o alto grau de imaginação e criatividade, sem esquecer a formalidade da atividade escolar. Os alunos sentem-se motivados para a pesquisa, tendo a oportunidade de uma maior quantidade de aula na sala de informática.
A realização do curso me proporcionou a uma melhor utilização de vários recursos em sala, associado também ao método de ensino da escola que é de ensino integral dando uma maior quantidade de aulas na minha disciplina e em biologia e física, com isso a aplicação dos recursos desenvolvido no curso foi de melhor enriquecimento para os alunos de todas as turmas.
A cada unidade do curso fui percebendo que a educação é uma porta com várias janelas para serem abertas, por nós professores e pelos próprios alunos, com sua agilidade no pensamento no que diz respeito à informática e o uso para ao enriquecimento do conteúdo.
Assim, o uso de tecnologias modernas pode acabar fazendo parte da ação pedagógica, até mesmo quando a proposta de atividade for tradicional, porque elas já estão enraizadas dentro das casas de todas as pessoas, independente de ter ou não o computador. Estabelecer o conteúdo com uso das mídias é estar em sintonia com os alunos, fazendo com isso uma ponte direta entre o conteúdo passado com o método tradicional e a informática não perdendo o foco do ensino , com um dos objetivos é estar sempre adquirindo conhecimento não importando a forma.
Tutora: Vanja Marina Prates Abreu
Turma: turma 2
Unidade: UNIDADE IV – Currículo, projetos e tecnologia
Campo Grande, 11 de dezembro de 2009
Atividade 4.4 B: tema Unidade-4, sub-tema:Ativ_4 Síntese Integra TIC"- Biblioteca,material do aluno
Atividade 4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Síntese
Diversas mudanças no modo de passar o conhecimento em sala de aula , que não se esgotam na exposição de conteúdos seguidas de atividades escritas simplesmente. Os alunos ganharam mais independência, ao mesmo tempo em que tiveram que discutir e resolver problemas e algumas vezes usar o alto grau de imaginação e criatividade, sem esquecer a formalidade da atividade escolar. Os alunos sentem-se motivados para a pesquisa, tendo a oportunidade de uma maior quantidade de aula na sala de informática.
A realização do curso me proporcionou a uma melhor utilização de vários recursos em sala, associado também ao método de ensino da escola que é de ensino integral dando uma maior quantidade de aulas na minha disciplina e em biologia e física, com isso a aplicação dos recursos desenvolvido no curso foi de melhor enriquecimento para os alunos de todas as turmas.
A cada unidade do curso fui percebendo que a educação é uma porta com várias janelas para serem abertas, por nós professores e pelos próprios alunos, com sua agilidade no pensamento no que diz respeito à informática e o uso para ao enriquecimento do conteúdo.
Assim, o uso de tecnologias modernas pode acabar fazendo parte da ação pedagógica, até mesmo quando a proposta de atividade for tradicional, porque elas já estão enraizadas dentro das casas de todas as pessoas, independente de ter ou não o computador. Estabelecer o conteúdo com uso das mídias é estar em sintonia com os alunos, fazendo com isso uma ponte direta entre o conteúdo passado com o método tradicional e a informática não perdendo o foco do ensino , com um dos objetivos é estar sempre adquirindo conhecimento não importando a forma.
módulo 4- Ati4.5 - projeto de trabalho em aula com integração de técnologia ao curriculo
Aluna:Fabiana Ribeiro
Turma 02– Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 4.5 - Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Disciplinas envolvidas : Inglês e química
Séries envolvidas: 1º e 2º ano do ensino médio
Conteúdo: Produção textual-histórias em quadrinhos usando o software-Hagaquê
Objetivo:
-Produzir textos do gênero HQ-TIRINHAS (DIVERTIDAS) , demostrando capacidade de organização e elaboração de um texto com sentido de acordo com o uso da língua inglesa;
METODOLOGIA
-Após trabalhar tirinhas e histórias em quadrinhos da língua inglesa associando conteúdo de química, propor aos alunos produzir HQ um em inglês
AVALIAÇÃO
-Somativa
DURAÇÃO
2 aulas de inglês e duas de química.
RECURSOS
· Software WQ
· Internet
Turma 02– Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 4.5 - Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Disciplinas envolvidas : Inglês e química
Séries envolvidas: 1º e 2º ano do ensino médio
Conteúdo: Produção textual-histórias em quadrinhos usando o software-Hagaquê
Objetivo:
-Produzir textos do gênero HQ-TIRINHAS (DIVERTIDAS) , demostrando capacidade de organização e elaboração de um texto com sentido de acordo com o uso da língua inglesa;
METODOLOGIA
-Após trabalhar tirinhas e histórias em quadrinhos da língua inglesa associando conteúdo de química, propor aos alunos produzir HQ um em inglês
AVALIAÇÃO
-Somativa
DURAÇÃO
2 aulas de inglês e duas de química.
RECURSOS
· Software WQ
· Internet
mód 4 - Atividade 6c - plano de aula reelaborado
Aluna:Fabiana Ribeiro
Turma 2 - Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 6.C – Plano de Aula Reelaborado.
Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
· Usar os recursos do HQ para produzir textos em inglês
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
-Tipologia textual-HQ
-Língua inglesa-tradução
Tecnologias utilizadas:
Sala de informática;
Internet
Paint /word/Software HQ
Estratégias e Recursos da aula:
Etapa 1- Trabalho em sala- Tipologia textual e conteúdo da língua inglesa durante o ano letivo de 2009.
Etapa 2 –Produção na STE
Utilizando dos recursos do HQ produziram a história com o tema referente ao conteúdo de química usando diálogos todos na língua inglesa
Etapa 3 – Divulgação dos trabalhos
Será escolhida pela professora e alunos de cada sala qual a história em quadrinhos será divulgada no jornal e no blog da escola.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação e realização da atividade proposta, com nota somativa bimestral.
Turma 2 - Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 6.C – Plano de Aula Reelaborado.
Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
· Usar os recursos do HQ para produzir textos em inglês
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
-Tipologia textual-HQ
-Língua inglesa-tradução
Tecnologias utilizadas:
Sala de informática;
Internet
Paint /word/Software HQ
Estratégias e Recursos da aula:
Etapa 1- Trabalho em sala- Tipologia textual e conteúdo da língua inglesa durante o ano letivo de 2009.
Etapa 2 –Produção na STE
Utilizando dos recursos do HQ produziram a história com o tema referente ao conteúdo de química usando diálogos todos na língua inglesa
Etapa 3 – Divulgação dos trabalhos
Será escolhida pela professora e alunos de cada sala qual a história em quadrinhos será divulgada no jornal e no blog da escola.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação e realização da atividade proposta, com nota somativa bimestral.
mód4- Ativ 7- conceito de curriculo
Aluna: Fabiana Ribeiro
Turma 2 - Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 7 -Conceito de Currículo e o processo de integração de tics ao currículo
Uma das maiores preocupações dos educadores segundo Costa é “... a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia” ao mesmo tempo em que se usa essa tecnologia no dia a dia, ainda não se sabe como usar essa tecnologia integrando os conteúdos que é o que chamamos de currículo. Ainda tem-se dúvida de como utilizar a tecnologia e em que momentos e que essa mesma tecnologia não é uma aula a parte e sim faz parte do desenvolvimento de aulas, projetos, etc... O que precisamos direcionar então é o fazer pedagógico utilizando as tecnologias disponíveis em cada contexto escolar.
Precisamos então organizar e esse é um trabalho de construção entre professor, coordenação, direção de uma diretriz orientando cada um de como usar e em que momentos de acordo com o conteúdo trabalhado em sala. As vezes se fazem necessário oficinas, momentos de partilhar partindo sempre do que os professores sabem de tecnologia e o tipo de público (aluno) que vai trabalhar.
Turma 2 - Vanja
Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV - Currículo, projetos e Tecnologia
Atividade 7 -Conceito de Currículo e o processo de integração de tics ao currículo
Uma das maiores preocupações dos educadores segundo Costa é “... a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia” ao mesmo tempo em que se usa essa tecnologia no dia a dia, ainda não se sabe como usar essa tecnologia integrando os conteúdos que é o que chamamos de currículo. Ainda tem-se dúvida de como utilizar a tecnologia e em que momentos e que essa mesma tecnologia não é uma aula a parte e sim faz parte do desenvolvimento de aulas, projetos, etc... O que precisamos direcionar então é o fazer pedagógico utilizando as tecnologias disponíveis em cada contexto escolar.
Precisamos então organizar e esse é um trabalho de construção entre professor, coordenação, direção de uma diretriz orientando cada um de como usar e em que momentos de acordo com o conteúdo trabalhado em sala. As vezes se fazem necessário oficinas, momentos de partilhar partindo sempre do que os professores sabem de tecnologia e o tipo de público (aluno) que vai trabalhar.
Assinar:
Postagens (Atom)