Aluno: Fabiana de Siqueira Ribeiro
Tutora: Vanja
Turma: 2
Unidade 1 - Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola
Campo Grande MS, 21/08/2009
Quem Sou como Professor e aprendiz?
Sou professora Eu sou a professora Fabiana de Siqueira Ribeiro, trabalho com o ensino médio, lecionando a disciplina de química em período integral a partir de 2009, pois sou recém formada pela UFMS no curso de química – licenciatura no ano de 2008, onde passei grandes momentos com meus colegas de faculdade tendo a oportunidade de vivenciar experiências que me ajudaram a perceber que aluno sempre é aluno em qualquer circunstância da vida de estudante.
Sempre me interessei por metodologias diferenciadas e o uso do computador trouxe para a minha vida profissional um aprender nova, uma nova oportunidade para usar e compartilhar com os meus colegas o uso desta metodologia.
Sou uma professora sempre disposta a aprender, pois o saber não é único, sabemos pelas novas tendências construtivistas que saber se constrói e o aluno faz parte desse processo. Procuro sempre despertar no aluno o gosto pelas experimentações, não importa o que já existe, a nova fonte de pesquisa o avanço na ciência nos leva a acreditar que sempre existem novas descobertas, como o aluno interage, navega, pesquisa e sempre traz novidades a possibilidade das descobertas pode estar nele.O saber não está concentrado somente na figura do professor. Os meus alunos participam ativamente das aulas, tanto nas aulas ditas como convencionais com o quadro negro e giz como também na sala de tecnologia , trazendo novidades, pesquisas referente assuntos de química como curiosidades, jogos de química na internet, novidades de sites com experimentos de laboratório já que na escola não temos este recurso, por enquanto, e softwares usados.
Sempre avalio tudo que faço, se os resultados não são os esperados de acordo com o planejamento, certamente precisa de ajustes. Os ajustes na maioria das vezes são mudanças na forma de ensinar. Isso implica em uso de novas tecnologias, recursos pedagógicos e material usado. Essa mudança não significa deixar tudo que aprendemos anteriormente como educadores, porém avançar, pesquisar, replanejar ações, projetos, pois hoje sabemos que existem vários caminhos para se chegar ao mesmo objetivo, não esquecendo que o foco principal é o aprender do aluno e o aperfeiçoamento do professor como construtor do conhecimento.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário